sexta-feira, 23 de julho de 2010

Agosto mês do Folclore!




O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos em geral oralmente através das gerações com a finalidade de ensinar algo, ou meramente nascido da imaginação do povo. Por ser o Brasil um país de dimensões continentais, possui um folclore bastante rico e diversificado e suas histórias enaltecem o conhecimento popular e encantam os que as escutam.


(Fonte Wikipédia)


O mais importante não são as atividades impressas mas sim, o que você vai fazer na prática, quando se trabalha folclore. Conte uma lenda por dia (se der), ilustre, faça dobraduras ou colagens com os personagens da lenda, discuta, faça um reconto, ou deixe também as crianças contarem alguma lenda.
Ensine alguma brincadeira do Folclore como por exemplo: Corre-cotia, lamboleta, passar anel, morto e vivo, queimada, barra manteiga, caracol, amarelinha, pular carniça, gato e rato, Seu bem é esse, ovo na colher, Boca de forno, Simão disse, esconde-esconde, chicotinho queimado, corrida de saco, Escravos de Jó, etc.
Cante cantigas do folclore, de preferencia com gestos. Depois você também pode ilustrar, ou fazer dobraduras, ou trabalhar a letra da música (circular palavras, montar frases, pintar letras, etc.), ou brincar de roda... Enfim, folclore é para ser vivenciado com as crianças e não um acumulo de informações, brincar de parlendas ou trava-línguas, fazer campeonato de adivinhações, ilustrar provérbios ou ditos populares, etc.
Você também pode criar livrinhos de receitas do folclore, de lendas e personagens, de cantigas, etc.
Vamos comemorar o folclore!