sábado, 24 de abril de 2010


Atividades de leitura e escrita na educação infantil

Só se aprende ler, lendo e só se aprende escrever, escrevendo.Na atividade da escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita do aluno. Essas atividades têm o objetivo de avançar na reflexão da Língua, aprender a letra a ser usada, e quantas letras usar, escrever textos com sentido, revisar ortografia e gramática. Pode ser desenvolvida com crianças entre 5 e 6 anos.

Atividade 1: leitura e escrita de Nomes próprios, pois este é um modelo estável de escrita.


Sugestão:
§ Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, forca e lacunas com nomes;
§ Montar nomes com alfabeto móvel;
§ Lista com nome dos alunos para a chamada, deve ser lida diariamente: cada criança tem o nome escrito num pedaço de papel cartão (azul para os meninos e rosa para as meninas), primeiro a professora mostra a cor do cartão, depois mostra o nome para a turma, quando esse nome é identificado, a criança chamada pega o papel e coloca num espaço reservado para a chamada;
§ Classificar o nome dos alunos de acordo com: número de letras, de sílabas;
§ Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.

Atividade 2: leitura e escrita de listas – as listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética, possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do aluno e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.


Sugestão:
§ Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-os de acordo com: a primeira e última letra, numero de letras e de sílabas, vogais e consoantes.
§ Lista de nomes de animais, frutas, verdura, cores, plantas, brinquedos, etc.
§ Lista de nomes dos alunos da classe, dos professores ou dos funcionários da escola;

Atividade 3: leitura e escrita de trava-língua, parlenda, quadrinha, poema e canção de roda – esses são textos da cultura oral apropriados para trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica. Por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder o falado ao escrito, além de brincar com o som, s forma ortográfica e o significado das palavras.


Sugestão: circular palavras repetidas, as rimas, os sinais de pontuação, copiar palavras inteiras, pintar os espaços entre as palavras, contar o numero de letras ou palavras de uma frase, completar letras ou sílabas que faltam de algumas palavras do texto, classificar as palavras pelo som ou letra inicial.
Nome dos alunos de acordo com: n, deve ser lida diariamente.